Sente alguns desafios exigentes nos seus negócios?

Eu posso ajudar. Como coach de negócios da ActionCOACH, com formação de base em economia e gestão e experiência profissional relevante, poderei ajudá-lo(a) a ultrapassar estes desafios. Contacte-me para agendar uma reunião de diagnóstico, que ofereço sem compromisso.



pedrocarrancho@actioncoach.com







segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Os 5 níveis do Empresário segundo a ActionCOACH


Nível 0 - Empregado - Trabalhar por conta de outrem é, para a maioria das pessoas, o primeiro passo na sua vida profissional. O empregado é pago para aprender a fazer coisas novas. Há um ordenado estável no final de cada mês para fazer exactamente o que se fazia na escola: aprender. E acumula-se CONHECIMENTO. Em conceito, o empregado é o empresário do seu tempo e do seu destino, podendo gerir os seus objectivos para além de qualquer emprego.

Nível 1 - Trabalhar por conta própria - É o degrau mais difícil pois deixa de existir um rendimento fixo no final do mês. Neste nível, no entanto, surgem muitas tarefas e funções colaterais e de suporte do negócio a ter em conta, por vezes não previstas. Há que as sistematizar antes de passar para o nível seguinte. Em grande parte dos casos existe uma troca de tempo por dinheiro, realizando o trabalho o próprio empresário. Ele é um técnico. Muitas profissões de prestação de serviços funcionam neste regime, aproveitando inicialmente a carteira de clientes que se construiu ao longo do período no nível 0.

Nível 2 - Gestor/Director - Quando se consegue mais trabalho do que o tempo disponível, contrata-se ajuda. No entanto, muitas vezes o recrutamento é difícil e a rotação da pessoal elevada. Até este nível, inclusive, o rendimento é do tipo activo, visto que o negócio não funciona sem o empresário. Mas, se é difícil dominar todas as áreas funcionais de uma empresa trabalhando isoladamente, com colaboradores a situação fica ainda mais complexa, com descoordenações e necessidade de gestão de equipa (por pequena que seja). Algumas empresas passam por uma fase de contracção voltando o empresário a trabalhar isolado, para mais tarde voltar a subir de nível com as aprendizagens dos erros anteriores.

Nível 3 - Proprietário/Dono - Para a ActionCOACH, ter um negócio é ter uma empresa comercial e rentável que funciona sem o empresário. Este é o primeiro nível em que os rendimentos são passivos, os lucros. Enquanto dono, o empresário passa a trabalhar O negócio e não NO negócio. O esquema mental tem de se alterar pois o empresário deixa de ter uma função executiva na empresa, um gestor foi contratado para a gerir e coordenar. A empresa deverá continuar o seu crescimento.

Nível 4 - Investidor - Ter vários negócios onde se aplicam os lucros enquanto dono de um negócio ou de vários é a situação do Investidor. O rendimento é o retorno do investimento. Transforma-se lucro em riqueza, mas para isso é preciso aprender como comprar e vender negócios, investir no sector imobiliário e nos mercados financeiros.

Nível 5 - Empreendedor - Depois de passar pelos níveis anteriores, o empresário tem experiência suficiente para iniciar uma empresa de raiz com sucesso. Um empreendedor é pois um investidor, um proprietário, um gestor que já trabalhou por conta própria. Pode utilizar capitais próprios e de outros para criar novos negócios. Usar dinheiro para fazer dinheiro. Os verdadeiros empreendedores são visionários capazes de identificar uma oportunidade e materializá-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário