sábado, 30 de outubro de 2010
O BUSINESS COACH, por Brad Sugars
6 Passos para Fazer Crescer o seu Negócio
Joe e Nellie são proprietários de uma padaria e os protagonistas da história que serve de suporte ao trabalho de um business coach com pequenos empresários.
Joe é o padeiro, é ele próprio que fabrica os produtos, enquanto Nellie faz o atendimento na loja.
Um amigo de infância, Pete, aparece com sinais de alguma prosperidade e revela-lhes que o seu próprio negócio saiu da rotina sofrível em que se encontrava com a ajuda de um business coach. Uma simples decisão e, algum tempo depois, a mudança está à vista. Recomenda o seu business coach a Joe e Nellie, que ficam muito interessados pois o seu negócio está também em “ponto morto”.
Contactos subsequentes levam a uma primeira reunião entre Joe e Nellie e o seu business coach, que os vai guiar ao longo de um programa de transformação do seu pequeno negócio, fazendo-o crescer e aumentando a qualidade de vida do casal de empresários. Entretanto, Joe e Nellie evoluem de simples auto-empregados para gestores do negócio e empreendedores.
Para isso tiveram que mudar a sua mentalidade para poder tomar decisões.
Porquê ter um coach? Por que não contratar um consultor, um gestor ou um formador?
Eis algumas razões:
1 – Perspectiva externa. O Coach não tem os mesmos hábitos que os empresários foram criando ao longo de vários anos de actividade, pensa como um cliente e desenvolveu um questionário exaustivo para conhecer o dia-a-dia do negócio de uma forma sistemática.
2 – Aumento do conhecimento. Para além da experiência do Coach, será aplicado o sistema “6 Passos” da ActionCoach, desenvolvido ao longo de muitos anos de actividade. Trata de Tempo, Equipa e Dinheiro. O Coach pretende transformar o negócio numa empresa comercial e rentável que funcione sem os empresários.
3 – Responsabilidade. O Coach irá motivar e encorajar Joe e Nellie a alcançar os objectivos propostos, promovendo e partilhando ideias que levam ao crescimento e dando confiança para avançar.
4 – Formação e Trabalho em equipa. O Coach domina vários instrumentos que ajudam a construir uma equipa de sucesso.
Trata-se, então, da aplicação do sistema “6 passos” da ActionCOACH. 6 passos para fazer crescer o seu negócio.
1. Controlo
Os fundamentos de uma verdadeira empresa
Na primeira fase em que procuramos fazer crescer qualquer negócio temos que nos certificar que produzimos com rentabilidade, eficiência e que temos informação suficiente para tomar grandes decisões.
O controlo do dinheiro – não é só preciso saber os “números” históricos, mas aqueles que irão surgir no futuro também.
Controlo do breakeven – saber quantas vendas, clientes ou dólares que eu preciso de fazer por dia para atingir o breakeven e, continuando, para obter lucros.
Controlo da margem de lucro – por exemplo, definir um nível para o lucro em cada dia, semana ou mês e implementar estratégias para o atingir.
Controlo de relatórios - é vital conhecer os números de cada dia, semana ou mês, para que se possam tomar decisões para o futuro.
Controlo do “Testar e Medir” – prever os lucros futuros através dos indicadores chave de desempenho do meu negócio – os KPIs.
O controlo da entrega (ou da distribuição) – a consistência é mais importante do que a perfeição. Cumprir as expectativas dos clientes, sem falhas. Repare todas as fugas, pois não será possível encher a banheira se o tampão estiver fora do ralo.
O controlo do tempo – a minha produtividade e a dos meus colaboradores determinarão o meu sucesso e a minha rentabilidade.
Controlo dos objectivos – ter clareza sobre para onde vou e para onde estou a dirigir o negócio é vital para o meu sucesso.
Auto-controlo – devo usar a minha disciplina interna e a disciplina do meu coach para me manter enfocado e conseguir atingir metas.
O controlo é sobre a primeira parte da definição de empresa pelo Coach – uma empresa comercial, rentável que funciona sem mim.
2. Nicho
NICHO é Marketing & Vendas!
Uma vez a funcionar sem problemas com lucros básicos, é o momento de encontrar a minha diferenciação de mercado e pôr a funcionar as minhas máquinas de marketing e vendas.
Proposta única de venda e garantia – as minhas necessidades de marketing para transmitir o que é único sobre o meu negócio hoje e as razões por que devem comprar os meus produtos.
Regras de marketing - o marketing é um processo que segue algumas regras muito simples:
• Custo de aquisição
• Valor de longo prazo
• Testar e medir
Os cinco “caminhos” – O chassis dos negócios é vital para pôr o meu negócio a crescer e, se trabalhar bem, vai ajudar-me a multiplicar os meus lucros.
Como? Pondo as minhas “máquinas” a funcionar:
1º) Margens – aumentar margens consegue-se pelo aumento dos preços, pelo desvio do esforço de venda para os produtos com maior margem e, claro, pela redução de custos.
2º) Venda média - depois de margens, esta é a forma mais fácil e rápida de fazer crescer a receita e o lucro.
3º) Taxa de conversão – fazer com que um maior número das pessoas contactadas passem a comprar é uma forma muito poderosa de fazer crescer a base de clientes.
4º) Número de transacções – o grupo de clientes existentes é um activo de enorme valor, merecedor de investimento.
5º) Geração de contactos – uma vez que tenho a máquina a rodar, é hora de colocar mais pessoas na “linha da frente”.
O nicho é sobre a segunda parte da definição de empresa pelo Coach – uma empresa comercial, rentável que funciona sem mim.
3. Alavancagem
Agora que já conseguimos cashflow e lucros de bom nível, é o momento de criar sistemas para lidar com o trabalho extra.
ALAVANCAGEM é Organização & Sistemas
Estrutura de alavancagem – pôr as pessoas certas nos lugares certos, com um plano correcto, faz o negócio passar da dependência de pessoas para a dependência de sistemas.
Alavancagem por Hierarquia Organizacional - colocar as pessoas certas nos lugares certos começa por saber quais são os lugares certos.
Alavancagem por Contratos Posicionais – dar às pessoas uma imagem clara das suas funções ajuda a obter mais do seu trabalho.
Alavancagem por Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) – não se pode gerir o que não se mede.
Alavancagem "Como Fazer" – quando as pessoas sabem o que têm de fazer, é fundamental transmitir-lhes de modo simples e organizado como devem fazê-lo.
Alavancagem Rotina versus Excepção – fazer uma lista de toda a rotina e dividi-la em tempo de execução. Deixar sempre uma forma de alguém tratar da excepção.
Alavancagem Fluxograma – tudo tem o seu lugar e para fazer sistemas de trabalho é preciso mostrar às pessoas onde tudo se encaixa.
Alavancagem por Fotografia, Documento, Registo e Checklist – agora que temos uma rotina que encaixa, é preciso escrever, registar e fazer um checklist de como isso é feito.
Alavancagem de gestão – não é suficiente ter um sistema de como as coisas são feitas. É preciso ter um sistema para gerir tudo isso.
Alavancagem de gestão de recursos – gerir um recurso relaciona-se com planeamento e orçamento.
Alavancagem de gestão de pessoas – gerir pessoas tem que ver com tempo e gestão de capacidades e, em seguida, com formação.
Alavancagem Tecnológica – a tecnologia em si não é a solução, mas a utilização da tecnologia para acelerar os sistemas é uma obrigação.
A alavancagem é a terceira parte da definição de empresa pelo Coach – uma empresa comercial, rentável que funciona sem mim.
4. Equipa
Agora que se assegurou a rentabilidade, uma boa máquina de marketing e podemos trabalhar sistematicamente, é tempo de construir uma equipa sólida.
EQUIPA são as pessoas!
TEAM = Together Everyone Achieves More (juntos, todos conseguimos mais) – não é apenas um ambiente de trabalho melhor, é também produzir (e ganhar) mais.
Ciclo de negócios – O proprietário suporta a equipa, a equipa dá suporte ao cliente, o cliente suporta o negócio e o negócio suporta o proprietário.
Recrutamento da Equipa e Integração – o recrutamento em boas empresas é também eliminação, e não apenas selecção.
Chaves para uma equipe vencedora – uma equipa que atinge mais resulta de seis principais fundamentos:
1. Liderança forte
2. Regras do jogo
3. Objectivos comuns
4. Plano de acção
5. Apoio à assunção de riscos
6. 100 % de envolvimento e inclusão
Comunicação – É o óleo que mantém a máquina de equipa a trabalhar; a comunicação nunca é demais.
A equipa está ligada à quarta parte da definição de uma empresa pelo coach – uma empresa comercial, rentável que funciona sem mim.
5. Sinergia
Agora que tudo está a funcionar, é o momento de aumentar o volume e verificar que o resultado é muito maior do que os recursos envolvidos.
Liderança nas sinergias – com um crescimento mais rápido, poderão surgir alguns desajustamentos. É preciso um gestor de problemas que mantenha um olho no futuro e outro no presente.
6. Resultados
Agora que tudo está a ser executado e a crescer sem problemas, há que desfrutar dos resultados do nosso trabalho.
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