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Eu posso ajudar. Como coach de negócios da ActionCOACH, com formação de base em economia e gestão e experiência profissional relevante, poderei ajudá-lo(a) a ultrapassar estes desafios. Contacte-me para agendar uma reunião de diagnóstico, que ofereço sem compromisso.



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segunda-feira, 28 de março de 2011

Ponha o seu Plano de Marketing numa única página


O que é um Plano de Marketing? É um documento escrito com as acções necessárias para atingir objectivos de marketing. Pode referir-se a uma empresa, uma marca, um produto ou serviço, ou linhas de produtos. Os Planos de Marketing são instrumentos indispensáveis ao desenvolvimento dos negócios.


Um Plano de Marketing pode caber numa única página e pode ser escrito em 10 minutos. Sem gastar tempo em investigação. Sem se falar com clientes ou potenciais clientes. Trata-se de concentrar esforços durante 10 minutos para construir um Plano de Marketing eficaz.

Em vez de pagar a um especialista de marketing uma grande soma de dinheiro para construir uma estratégia para o seu negócio, o empresário pode fazê-lo em 10 minutos! Não será um Plano muito elaborado, não terá todos os “erres” e “efes” que custam muito dinheiro, mas poderá compreender as 7 áreas críticas que devem figurar em qualquer Plano de Marketing.

Então, é precisa uma única folha de papel e há que responder a 7 perguntas, de forma directa, específica e concentrada.

1 - Qual é a finalidade das acções de Marketing da nossa empresa? Por outras palavras, qual a acção a exercer (tratamento) sobre alguém (potencial cliente, cliente) que apareça para saber mais sobre a nossa empresa e o que faz?


2 – Qual é a vantagem competitiva da nossa empresa? Em que é superior à concorrência?

3 - Qual é o nosso mercado alvo? Quais as características de um cliente ideal para os nossos produtos ou serviços?

4 - Quais armas de Marketing a usar? Que estratégias usar para levar as pessoas a “aparecerem” para saberem quem somos e o que fazemos?

5 – Qual é o nosso NICHO – qual a nossa Proposta Única de Venda? Porque é que as pessoas nos devem comprar? Oferecemos alguma garantia relevante?

6 – Qual é a nossa identidade? Qual é a personalidade do negócio?


7 – Qual é o orçamento em percentagem da facturação? Quanto reservamos para investir no crescimento do negócio?

Na página escrita, ficou a essência de uma estratégia de marketing para a nossa empresa, marca, produto ou serviço. Há certamente alguns detalhes que precisam de ser adicionados, algumas especificidades que ajudarão a torná-lo ainda mais claro e conciso. Mas já temos um modelo útil na tomada de decisões de marketing – e que ajudará a obter resultados!

Tem dúvidas? É possível que tenha. Pergunte! Se alguma coisa não faz sentido para si, envie-me um email rápido com a(s) sua(s) pergunta(s) e responderei o mais brevemente possível. EMAIL: pedrocarrancho@actioncoach.com

Entre em contacto com Pedro Carrancho, coach de negócios em www.actioncoach.com/pedrocarrancho ou em pedrocarrancho@actioncoach.com para obter mais informações sobre programas de coaching para o seu negócio.

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