quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Cultura na empresa - questões de que não se abdica nunca!
O sucesso nos negócios exige que todos (mas mesmo todos) os elementos da equipa se apliquem a 100%, e todos a “puxar” na mesma direcção. E deve ser exercida uma liderança inspiradora que leve as pessoas a ir mais além – não por obrigação mas por vontade própria! Como se auto-avalia enquanto líder?
A força de qualquer organização tem apenas duas origens – as pessoas que são contratadas e a formação e a cultura implantadas nessa organização. Assim, as pessoas que contratar, a formação que lhes disponibilizar e as expectativas que definir para atitude, comportamentos e desempenho são o que faz destacar alguns negócios de outros, independentemente da actividade que desenvolvem.
E a cultura que for implantada é o factor mais importante na definição do tipo de negócio que terá. Então, qual é a cultura na sua empresa? Um estranho será capaz de a ver e sentir ao se encontrar consigo ou com um dos membros de sua equipa? É evidente para quem entre nas suas instalações? E é mesmo real ou apenas "deseja" que fosse de determinada forma?
A maneira mais fácil de definir a cultura desejada demora apenas alguns minutos. Proponho uma tarefa relativamente simples, mas muitas vezes negligenciada pelos empresários: escrever (escrever, sim) as 6 a 8 “coisas” que considere essenciais, não podendo abdicar delas, no seu negócio. Refiro-me a questões absolutamente não negociáveis.
Pergunte a si próprio(a):
O que simplesmente não toleraria a um dos meus colaboradores?
Como deve ser tratados os clientes?
Que impressão quero dar a todos os que entrem em contacto com a nossa empresa?
O que realmente me faria descontrolar?
O que me faria pôr alguém “na rua”, sem pensar duas vezes?
Algumas destas questões são construídas pela negativa, mas se você pode capturar os sentimentos e a energia que resultam muitas vezes da frustração, mais tarde poderá reescrever aquilo a que poderá chamar os seus “pontos de cultura” de modo mais positivo.
Os seus pontos de cultura são extremamente importantes. Não "despache" este assunto até se sentir bem com o resultado final. Se não tiver a certeza se estão claros e correctos, peça opinião a um amigo, familiar ou parceiro. Se o seu tom for claro e directo, reconhecerá as palavras como sendo suas e os seus colaboradores agradecerão por lhes dar a clareza de direcção e sentido que têm procurado.
A atenção a este aspecto fundamental vai dar energia ao seu negócio!
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