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terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Começar a fazer...Deixar de fazer...Melhorar


Definida a proposta de valor do seu negócio, há que procurar resposta para três questões muito importantes:

1) Que “começar a fazer” para entregar a proposta de valor?

2) Que “eliminar”, que deixar de fazer, para entregar a proposta de valor?

3) Que “melhorar” no que é feito actualmente?



Estes são pontos críticos para o desenvolvimento do seu negócio. Perante novas ideias, muitos empresários resolvem simplesmente adicioná-las a muitas outras coisas que vinham sendo prioridades nos seus negócios. E nunca têm tempo para pensar nestas três perguntas, cujas respostas apontam o caminho.

Começar a fazer - devemos limitar a crítica a alguns assuntos importantes e não procurar reformular totalmente os processos. Basta identificar os 2 ou 3 pontos que são mais importantes para a entrega da proposta de valor e adicioná-los aos processos. E o resultado deve ser relevante. Se não têm impacto elevado, é melhor deixá-los para outro momento.

Eliminar - esta é a questão mais importante das três. Para libertar recursos e flexibilizar para permitir a introdução de alterações, é preciso identificar as actividades que são simples desperdícios e não adicionam valor. Analisando, é possível identificar actividades que podem ser eliminadas e substituídas por aquelas que devem começar a ser feitas para adicionar mais valor.

Melhorar – há actividades que já são realizadas, mas que precisam de ser feitas de forma mais consistente ou mais “profissional”. Trata-se de as identificar e dedicar-lhes recursos para uma melhor execução, dar-lhes maior prioridade e compromisso.



As actividades que vão começar a ser feitas e as melhorias introduzidas nos processos já executados, com recursos libertados pelas actividades eliminadas, conduzirão ao crescimento do seu negócio.

A entrada em execução destas decisões exige o tempo necessário para as tornar permanentes e consistentes. Talvez seja preciso reforçar os novos comportamentos na equipa de trabalho, pois as pessoas resistem naturalmente às mudanças. Mas havendo um compromisso com o desenvolvimento do negócio baseado na proposta de valor e exigindo esta mudanças de processo, o empresário não permitirá desvios de rota. Muita atenção a este aspecto!

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