segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Avaliar a concorrência
Olhe em redor. Que têm feito os seus concorrentes? Tem reparado em qualquer coisa de diferente nas suas acções, ultimamente? Estão a aumentar a sua presença ou a cortar nas despesas? As suas equipas estão melhor do que no ano passado? Investiram em equipamentos novos? Que se pode observar?
Para enfrentar os meses que se seguem precisamos de uma boa avaliação da nossa concorrência. É preciso saber em que temos vantagem e onde estão os nossos pontos fracos. Temos que nos preparar para tirar proveito das oportunidades e devemos planear e preparar a resposta às ameaças dos nossos concorrentes.
Conhece bem a sua concorrência? Não apenas um concorrente mais próximo geograficamente? Que quantidade de tempo gasta a recolher informações sobre a concorrência? E como o faz? Observa os seus concorrentes, avaliando-os, comparando com a sua abordagem? E já pensou que os concorrentes de cada empresa são todos os negócios que vendem produtos e serviços que os clientes e prospectos dessa empresa possam comprar a partir dos respectivos orçamentos?
A expressão análise SWOT pode ser-lhe já familiar. É uma metodologia que procura os pontos fortes (Strengths), os pontos fracos (Weaknesses), as oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) para uma empresa, um negócio, sendo uma boa forma de analisar a sua concorrência.
Fazer uma análise SWOT é muito simples: pegando em 4 folhas de papel e em cada uma delas escrever: os meus pontos fortes, os meus pontos fracos, as oportunidades já identificadas, e as ameaças detectadas. Depois há que observar e recolher informações sobre seus principais concorrentes, e registar nas mesmas folhas o que pensa. Sinceramente… Não estava a fazer isto, pois não? Ao fazer este exercício pode obter vantagem. Mas primeiro há que recolher os dados e preencher as folhas.
Com as quatro folhas preenchidas com notas, já podemos começar a trabalhar. Ao colocar lado a lado as folhas de pontos fortes e de oportunidades podemos interrogar-nos "o que poderia fazer usando os meus pontos fortes para aproveitar as minhas oportunidades?" Faça uma lista de acções para “alavancar” as suas forças em especial nas oportunidades que a concorrência lhe ofereceu.
Em seguida, ponha as folhas de pontos fracos e ameaças lado a lado, e pergunte a si mesmo(a) “que posso fazer já para apoiar os meus pontos fracos e eliminar eventuais ameaças?” Podem existir uma ou duas coisas essenciais que deve fazer já para cobrir o “flanco”.
É nestes dois últimos pontos que a maioria dos empresários não avança. Fazem a análise SWOT, definem estratégias mas não tomam as acções imediatas que são os primeiros passos da mudança. Para enfrentar este ano com sucesso, tem que agir, depois de efectuada a análise SWOT.
Precisa de ajuda? Não hesite em contactar-me!
Entre em contacto com Pedro Carrancho, Business Coach, através de www.actioncoach.com/pedrocarrancho ou por e-mail para pedrocarrancho@actioncoach.com para obter mais informações sobre programas de coaching para a sua empresa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Esta é uma excelente metodologia para atuar quando conheço meus concorrentes.
ResponderEliminarQuando quero entrar num mercado que sou especialista, mas não conheço meus concorrentes? Onde busco este tipo de informação?
francocarmo@gmail.com