Num mundo ideal a equipa de
trabalho de qualquer empresa estaria intrinsecamente empenhada em ajudar os
negócios a crescer e ter sucesso. Não seriam necessários estímulos externos. Cada
elemento do grupo estaria de tal modo alinhado com a visão e os objectivos do
negócio que iria desejar atingi-los de modo tão intenso como o empresário.
No entanto, isto raramente acontece.
Enquanto empresário, vai ter que criar uma visão de futuro tão atractiva que as
pessoas desejem trabalhar para si, de modo a contribuírem para que essa visão
aconteça de facto. E terá que ir ajustando, partilhando e trabalhando a sua
visão para dar energia intrínseca à sua equipa.Em todas as empresas há colaboradores que precisam de estímulos externos para conseguir melhor desempenho. Já que muitos são motivados por um desafio, é fundamental ter um objetivo comum, compartilhado com a equipa. Muitas vezes, vejo empresas com objetivos diferentes para diferentes departamentos, funções ou actividades. Frequentemente, estes objectivos diferentes não são coerentes entre si.
Os melhores exemplos ocorrem nas equipas de vendas. Os directores comerciais gostam de fixar objectivos para as suas equipas no pressuposto de que todos os bons vendedores anseiam por reconhecimento e compensação material. Então, para atingir certos objectivos de vendas, juntam férias pagas a um valor de bónus - enquanto o resto da organização que trabalha na retaguarda para apoiar a equipa de vendas nada recebe a não ser mais trabalho. O objectivo é projectado apenas para a equipe de vendas e não para toda a empresa e, por isso, muitas vezes surgem consequências negativas para os negócios.
Por outro lado, a existência de Objetivos Comuns pode levar à união, motivação e inspiração de toda a equipa, mas o estabelecimento dos objectivos tem que ser bem feito.
Numa empresa comercial com a qual trabalhei, com 55 colaboradores, vendia cerca de 6 milhões de euros anualmente. O volume de negócios estava estagnado, implicando que a rentabilidade estivesse abaixo do nível desejado. Após algumas semanas a avaliar a situação, em conjunto com os gerentes, ficou claro que faltava um Objectivo Comum capaz de mobilizar toda a equipa. E surgiu uma ideia que considero “genial”. A empresa tinha, nas suas instalações, um anexo não utilizado com uma área de terreno de cerca de 500 m2. A ideia apontava para o aproveitamento deste espaço. Foi, então, decidido convocar uma reunião geral para partilhar observações, pensamentos e recomendações.
Foram construídos alguns indicadores essenciais para que a empresa crescesse e fosse mais rentável. Foram definidos objectivos razoáveis e realizáveis para cada linha de produtos, que foram revelados na reunião toda a equipa apresentando o raciocínio para cada um. E também foi revelada a ideia “genial”. Foi comunicado a toda a equipa que, no primeiro mês em que fossem atingidos todos os objectivos da nossa lista, iniciar-se-ia a recuperação do tal anexo com terreno, com a construção de uma piscina, bar, esplanada e ajardinamento do restante espaço para utilização livre (em períodos de lazer, obviamente, incluindo intervalos durante o dia de trabalho – almoço – ou finais de tarde). Estávamos no mês de Fevereiro, pelo que o tempo quente estava a apenas 3 meses de distância… Será que o objectivo de ter uma piscina e um espaço comuns seria um incentivo para o sucesso em equipa?
Começou a ouvir-se um “bruaá” em
toda a sala e surgiram perguntas sobre a piscina e o espaço, mas também sobre
os objectivos de negócio. Naquele momento, ficou claro que poderiam ter um
espaço que tornaria os finais de dia, as horas de almoço e dias livres mais
agradáveis para toda a gente, com utilização da piscina ou da esplanada. Tudo o
que tinham a fazer era trabalhar em conjunto e atirar aos alvos.
Ao longo das semanas seguintes, a
equipa foi encontrando formas de trabalhar melhor em conjunto. Reduziram-se os
desperdícios, as vendas foram subindo, as pessoas aumentaram a entreajuda. O
tal espaço praticamente abandonado passou a ter visitas diárias regulares.
Dois meses depois, foram
atingidos os objectivos – todos. E iniciou-se a recuperação do espaço que ficou
disponível no mês de Junho.
O incentivo delineado transformou
os objectivos departamentais em objectivos comuns, potenciando a entreajuda e a
eficiência da equipa. Será que, com criatividade, não é possível encontrar um
Objectivo Comum na sua empresa?
Ao trabalhar com um ActionCOACH
esta e outras temáticas do negócio encontrarão resposta. Será treinado para
definir objectivos com clareza, com os incentivos certos para todos os
intervenientes. Será apoiado nas mudanças que têm que acontecer para que os
negócios se desenvolvam, inclusivamente ao nível da sua actuação enquanto
empresário. E será regularmente acompanhado na aferição dos progressos, de modo
a que não haja desistências por falta de disciplina.
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