Sente alguns desafios exigentes nos seus negócios?

Eu posso ajudar. Como coach de negócios da ActionCOACH, com formação de base em economia e gestão e experiência profissional relevante, poderei ajudá-lo(a) a ultrapassar estes desafios. Contacte-me para agendar uma reunião de diagnóstico, que ofereço sem compromisso.



pedrocarrancho@actioncoach.com







sexta-feira, 11 de maio de 2012

Como Criar e Manter Equipas Vencedoras Nas Empresas


Caro empresário, quer ter uma equipa de trabalho vencedora, os colaboradores com que sempre sonhou?
A sua equipa de trabalho revela tudo sobre o seu negócio: como se desenvolve a actividade, como se formam as relações, como é definida a cultura, como se comemoram os sucessos e como a empresas é construída.
Há empresários que estão satisfeitos com as suas equipas mas, com maior frequência, encontro quem têm queixas. E o desempenho da equipa é crítico para o sucesso de qualquer negócio.

Quando se conseguiu construir uma equipa vencedora há prazer em chegar ao local de trabalho. A atitude é positiva, há um espírito de “yes, we can” no ar, a comunicação é fácil e produtiva e o proprietário da empresa pode ausentar-se com a certeza de que o negócio funcionará tão bem sem ele como se estivesse presente.

Por outro lado, quando a equipa não funciona bem, o ambiente é de tensão no local de trabalho. Ninguém fala, e quando o fazem é para denunciar ou criticar. A rotatividade é alta -aqueles que se juntam à equipa rapidamente percebem que não é o que esperavam e procuram sair o mais depressa possível. Ou, então, isso resulta de falhas no recrutamento. Quando o patrão está fora, o trabalho atrasa-se. Ninguém está satisfeito – em especial, o empresário.

Para si, que é empresário, se se identifica mais com a primeira situação, é um bom ponto de partida. Pode ainda tirar maior vantagem da sua equipa, estando em constante melhoria, sempre atento. Se, no entanto, se identifica mais coma segunda situação, hoje é o seu dia de sorte! A partir de hoje e durante os próximos dias poderá ver como transformar a sua equipa de modo a que atinja alto desempenho e bom funcionamento.

É um processo de mudança. Por isso, tenha em conta que nem todas as pessoas que compõem actualmente a sua equipa serão capazes ou estarão dispostas a fazer as mudanças necessárias para que em conjunto se tornem uma equipa de sucesso. Alguns não podem e outros simplesmente não mudarão. Deve ter a coragem e a convicção para “mudar a pessoa” ou “mudar a pessoa”, está a compreender, não está? Não deixe que um colaborador de há muitos anos, um colaborador “prima donna” ou um colaborador agressivo o impeçam de construir a melhor equipa possível – que possa cercar a concorrência, ultrapassá-la, e devolver-lhe a sua liberdade pessoal.
Comecemos por ver, em síntese, as chaves para uma equipa de sucesso. Comece por se auto-avaliar e à sua equipe actual à luz destas ideias- chave. A mudança vai exigir tanto de si como dos que trabalham consigo. É que eles estão simplesmente a seguir as suas directrizes. Uma pergunta… Está a liderá-los?

A primeira chave é Liderança Forte, demonstrando uma convicção e uma determinação de alto nível. É o primeiro passo para ser um líder forte. Não se trata de se mostrar uma pessoa antipática ou ríspida – “forte” é a palavra.
A segunda chave está em ter um Objectivo Comum. É fundamental que todos na equipa entendam qual o objectivo, a grande meta. Para tal, é essencial ter um objectivo claro e convincente.

A terceira chave está nas Regras do Jogo. Todos os elementos de uma equipa querem e precisam de saber como devem agir na empresa e quais os limites que estão definidos. Sem surpresas.
A chave quatro é o Plano de Acção. Todos devem ter o seu próprio plano pessoal de acção – o que têm que fazer para desenvolver o negócio. Se todos devem ter um plano, então é importante que exista um Plano do Negócio da Empresa? Muito importante, é claro!

O Apoio a Correr Riscos é chave cinco. Qualquer pessoa comete erros e, como empresário, você deve reconhecer o esforço e ajudar a equipa a aprender com todos os esforços de boa-fé que correram mal. Isto pode ser um catalisador da união da equipa.
A sexta chave é “100% de envolvimento”. É verdade! Todos têm que participar! Não se trata simplesmente de cada um cumprir as suas tarefas. É preciso que todos tenham a cabeça no “jogo”, se queremos vencer.

Uma última chave, mas não menos importante, reside em conhecer e apreciar as pessoas que trabalham consigo e para si. Mesmo que domine todas as chaves anteriormente referidas, se o empresário não conhecer os seus colaboradores e não lhes mostrar que se preocupa com eles, não vai construir os afectos essenciais para um excelente desempenho da equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário