Caro empresário, quer ter uma equipa de trabalho vencedora, os
colaboradores com que sempre sonhou?
A sua equipa de trabalho revela
tudo sobre o seu negócio: como se desenvolve a actividade, como se formam as relações,
como é definida a cultura, como se comemoram os sucessos e como a empresas é
construída. Há empresários que estão satisfeitos com as suas equipas mas, com maior frequência, encontro quem têm queixas. E o desempenho da equipa é crítico para o sucesso de qualquer negócio.
Quando se conseguiu construir uma equipa vencedora há prazer em chegar ao local de trabalho. A atitude é positiva, há um espírito de “yes, we can” no ar, a comunicação é fácil e produtiva e o proprietário da empresa pode ausentar-se com a certeza de que o negócio funcionará tão bem sem ele como se estivesse presente.
Por outro lado, quando a equipa não funciona bem, o ambiente é de tensão no local de trabalho. Ninguém fala, e quando o fazem é para denunciar ou criticar. A rotatividade é alta -aqueles que se juntam à equipa rapidamente percebem que não é o que esperavam e procuram sair o mais depressa possível. Ou, então, isso resulta de falhas no recrutamento. Quando o patrão está fora, o trabalho atrasa-se. Ninguém está satisfeito – em especial, o empresário.
Para si, que é empresário, se se identifica mais com a primeira situação, é um bom ponto de partida. Pode ainda tirar maior vantagem da sua equipa, estando em constante melhoria, sempre atento. Se, no entanto, se identifica mais coma segunda situação, hoje é o seu dia de sorte! A partir de hoje e durante os próximos dias poderá ver como transformar a sua equipa de modo a que atinja alto desempenho e bom funcionamento.
É um processo de mudança. Por isso, tenha em conta que nem todas as pessoas que compõem actualmente a sua equipa serão capazes ou estarão dispostas a fazer as mudanças necessárias para que em conjunto se tornem uma equipa de sucesso. Alguns não podem e outros simplesmente não mudarão. Deve ter a coragem e a convicção para “mudar a pessoa” ou “mudar a pessoa”, está a compreender, não está? Não deixe que um colaborador de há muitos anos, um colaborador “prima donna” ou um colaborador agressivo o impeçam de construir a melhor equipa possível – que possa cercar a concorrência, ultrapassá-la, e devolver-lhe a sua liberdade pessoal.
Comecemos por ver, em síntese, as chaves para uma equipa de sucesso. Comece por se auto-avaliar e à sua equipe actual à luz destas ideias- chave. A mudança vai exigir tanto de si como dos que trabalham consigo. É que eles estão simplesmente a seguir as suas directrizes. Uma pergunta… Está a liderá-los?
A primeira chave é Liderança Forte, demonstrando uma convicção e uma
determinação de alto nível. É o primeiro passo para ser um líder forte. Não se
trata de se mostrar uma pessoa antipática ou ríspida – “forte” é a palavra.
A segunda chave está em ter um Objectivo Comum. É fundamental que
todos na equipa entendam qual o objectivo, a grande meta. Para tal, é essencial
ter um objectivo claro e convincente.
A terceira chave está nas Regras do Jogo. Todos os elementos de uma
equipa querem e precisam de saber como devem agir na empresa e quais os limites
que estão definidos. Sem surpresas.
A chave quatro é o Plano de Acção. Todos devem ter o seu próprio
plano pessoal de acção – o que têm que fazer para desenvolver o negócio. Se
todos devem ter um plano, então é importante que exista um Plano do Negócio da
Empresa? Muito importante, é claro!
O Apoio a Correr Riscos é chave cinco. Qualquer pessoa comete erros
e, como empresário, você deve reconhecer o esforço e ajudar a equipa a aprender
com todos os esforços de boa-fé que correram mal. Isto pode ser um catalisador
da união da equipa.
A sexta chave é “100% de envolvimento”. É verdade! Todos têm que participar!
Não se trata simplesmente de cada um cumprir as suas tarefas. É preciso que
todos tenham a cabeça no “jogo”, se queremos vencer.
Uma última chave, mas não menos importante, reside em conhecer e
apreciar as pessoas que trabalham consigo e para si. Mesmo que domine todas as
chaves anteriormente referidas, se o empresário não conhecer os seus
colaboradores e não lhes mostrar que se preocupa com eles, não vai construir os
afectos essenciais para um excelente desempenho da equipa.
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