Sente alguns desafios exigentes nos seus negócios?

Eu posso ajudar. Como coach de negócios da ActionCOACH, com formação de base em economia e gestão e experiência profissional relevante, poderei ajudá-lo(a) a ultrapassar estes desafios. Contacte-me para agendar uma reunião de diagnóstico, que ofereço sem compromisso.



pedrocarrancho@actioncoach.com







domingo, 13 de maio de 2012

Liderança Forte para uma Equipa Vencedora

O desenvolvimento de uma equipa de sucesso é essencial para o sucesso de qualquer empresário, se quiser pôr o negócio a trabalhar para ele e não passar a vida a trabalhar no negócio.


A primeira chave para a criação de uma equipa de sucesso é a demonstração de uma liderança forte pelo empresário. Mostre à sua equipa que você é o líder. Não deixe qualquer dúvida sobre quem tem a última palavra, quando necessária: é você – o proprietário.


Pode estar a pensar, “Mas, como?” Observo muitos empresários que pensam que exercem uma “liderança forte” mas eles não estão realmente a conduzir a equipa. Alguns confundem força com resistência. Outros confundem força com mau-humor. Então, o que significa ser um “líder forte”?


Vejamos algumas marcas características:
Ter e partilhar uma visão coerente – os líderes fortes sabem para onde estão a conduzir a equipa, têm um mapa mental muito claro. Conseguem descrever a situação futura em que eles querem que o seu negócio venha a estar, quem serão os seus futuros clientes, que produtos oferecerão no futuro, como será a relação com os fornecedores… E líderes fortes são excelentes comunicadores. Pintam o quadro de várias formas para que todos na sua equipa tenham a mesma visão. Os elementos das suas equipas estão motivados para ajudá-los a alcançar essa visão cristalina.

Rodear-se de talento – os líderes fortes sabem que não têm todas as respostas. Sentem-se tão confortáveis na sua própria pele que facilmente atraem gente com talento para os ajudar a pensar. Um indicador de que estamos perante um(a) líder forte é quando o(a) vemos rodear-se de pessoas ainda mais capazes, não se sentindo ameaçado(a), mas sim energizado(a) pelo que podem conseguir ao trabalhar com os outros.


Ouvir primeiro – identificamos um líder forte quando comparamos o que ele fala com o que escuta. Quanto mais forte, mais escuta. E quando fala, tende a fazer perguntas e não a dar ordens ou indicações. O líder forte sabe que é o comandante do navio, mas gostam que os outros se envolvam e pensem. Fazer perguntas é a forma de permitir que outras pessoas da equipa partilhem opiniões e reflexões.
Definir padrões elevados – O líder forte define padrões altos – para si próprios e para os membros da sua equipe. Todos ao seu redor saber que eles têm seus pontos turísticos alto e fará o que for preciso para alcançar excelentes resultados. Enquanto definindo a fasquia alta é fundamental, também é crucial para responsabilizar as pessoas às suas expectativas. Não há nenhuma adivinhação com um líder forte. Sua equipe sabe exatamente o que se espera e eles também sabem que suas consequências por falta de esforço.

Elogiar os outros – líderes fortes estão constantemente na busca de pessoas a fazer as coisas bem. Eles não desperdiçam o seu tempo a encontrar as coisas que estão indo errado ou mal. Eles estão confiantes na sua capacidade de fazer com que todos na empresa voltada para fazer a coisa certa por reconhecer e recompensar aqueles que intensificar e fazer mais do que é esperado. Eu chamo esta encontrando os "momentos da verdade" e celebrando-los com a equipe.
Desfrutar do negócio - um líder forte é aquele que consegue encontrar tempo e oportunidades para criar divertimento no local de trabalho. Os líderes fortes são agradáveis, simpáticos, e interessados. Preocupam-se com a sua equipa - e demonstram-no. De algum modo, parecem não ter dias maus, para energizar a equipa. Confiam que, com as pessoas, a atitude e o foco correctos, poderão resolver qualquer problema.


Pensando em líderes considerados fortes pela generalidade das pessoas estes comportamentos resumem o que eles nos mostram. Qualquer empresário pode seleccionar um ou dois destes comportamentos que considere ser necessário melhorar e, depois, concentrar-se em mudar nesses aspectos. Trata-se de promover a mudança dentro do próprio empresário. A equipa passará a respeitá-lo mais e os negócios vão recolher benefícios dessa mudança.

Sem comentários:

Enviar um comentário