Prevê-se que enfrentemos em 2011 em Portugal uma das conjunturas económicas nacionais mais severas das últimas décadas. É importante compreender como funcionam os ciclos económicos. As recessões estão recheadas de oportunidades para quem estiver atento e preparado.
No Verão económico, armazenámos recursos (dinheiro e outros) para enfrentar tempos mais difíceis. Se tivéssemos gastado todos os nossos recursos no Verão económico, arriscaríamos a capacidade de sobrevivência das nossas empresas no Inverno. Se tivermos dinheiro de lado, quando chega o Inverno isso pode permitir-nos ir muito mais longe. Assim como o agricultor repara os seus instrumentos de trabalho e compra novas máquinas durante o Inverno, temos que aproveitar as oportunidades para contratar melhor pessoal, negociar melhores condições comerciais com fornecedores ou procurar garantir melhores custos de publicidade.
As nossas empresas chegaram até hoje apenas a cavalgar a boa onda económica, ou porque são empresas bem administradas? Uma coisa é certa no ciclo económico: a Primavera vem a seguir ao Inverno. E é na Primavera que se lançam novas sementes e se prepara o crescimento. Vamos concentrar-nos nas próximas semanas nas estratégias, tácticas e métodos que nos permitirão e às nossas empresas ficar aptos para aproveitar a recuperação económica.
1. Mentalidade. Se nos concentrarmos naquilo que é negativo, tudo o que vamos ver são os aspectos negativos. Procuremos o que for positivo – procuremos as oportunidades, elas existem.
2. Novos caminhos. Reavaliando onde está o negócio e para onde o queremos levar.
3. Planeamento. Quando há um plano podemos determinar o que precisamos de fazer e de aprender para atingir os nossos objectivos.
4. Vendas. Afinar os processos de vendas para que as nossas empresas fiquem em boa posição para conquistar novos negócios e captar negócios à concorrência.
5. Marketing. As regras do jogo no marketing estão a mudar num ritmo extraordinário. Há que pensar em diferenciação e em quem compõe o mercado alvo. Quais os resultados das acções de marketing realizadas? Testamos e medimos as estratégias que implementamos?
6. Tempo. Como usamos o nosso tempo? Quanto tempo trabalhamos NO negócio em vez de trabalharmos O negócio? Somos disciplinados e focados na gestão do nosso tempo para obtermos a máxima produtividade?
7. Equipa. Desenvolver uma equipa de alto desempenho, com elementos muito focados em atingir os objectivos definidos para o negócio.
8. Networking. Com o surgimento das redes sociais e meios de comunicação associados, que fazer para estar a par das últimas tendências e como é que as nossas empresas vão capturar novos grupos de clientes?
9. Sistemas. Garantir que as nossas empresas dispõem dos sistemas certos a funcionar para as fazerem crescer.
10. Sucesso. Planear e desenvolver uma cultura que reconheça e incentive o sucesso nos nossos negócios.
Plantar as sementes do crescimento e do sucesso agora para que possamos obter uma colheita mais generosa!
Participe num dos nossos programas já a partir Janeiro para ver o seu negócio voar no ano que se aproxima.
A Academia de Negócios é um programa de coaching que inclui 7 sessões quinzenais de grupo e acompanhamento individual na semana intercalar. Começa em meados de Janeiro, Inscreva-se pois os lugares são limitados a 12 participantes.
O Seminário "Plantar as sementes do crecimento e do sucesso", em 1 de Fevereiro, destina-se ao contacto com os sistemas da ActionCOACH de acompanhamento e apoio a empresários e negócios. Prometemos pelo menos 5 ideias para aplicar imediatamente na sua empresa.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário