Sente alguns desafios exigentes nos seus negócios?

Eu posso ajudar. Como coach de negócios da ActionCOACH, com formação de base em economia e gestão e experiência profissional relevante, poderei ajudá-lo(a) a ultrapassar estes desafios. Contacte-me para agendar uma reunião de diagnóstico, que ofereço sem compromisso.



pedrocarrancho@actioncoach.com







terça-feira, 25 de setembro de 2012

Um Plano de Acção para Toda a Equipa


Escusado será dizer que quem tiver um plano a seguir poderá realizar mais. Isto é verdade para cada um de nós individualmente e para uma equipa de pessoas trabalhando para um objectivo comum. No caso de qualquer curso que tenhamos frequentado, o professor ou formador não se dirigiu à turma ou ao grupo, dia após dia, sem um plano a seguir. A fim de certificar-se de que todos os temas seriam cobertos, traçou a ordem por que seriam abordados, quanto tempo deveria levaria em cada tema, que leituras de apoio recomendar e as aprendizagens esperadas de cada lição.

Por que deverá tratar o seu negócio de maneira diferente? Não investiu tanto ou mais no seu negócio do que em qualquer programa de ensino ou formação? Então, por que não colocar todos os membros da sua equipa a trabalhar a partir de um Plano de Acção escrito? Só parece razoável esperar que toda a gente que está trabalhando em seu negócio para ser capaz de articular o que eles estão trabalhando, como ele se encaixa no plano de negócios global, e qual o seu cronograma para a conclusão semelhante.

Tem um plano escrito, não tem? Poderá mostrá-lo a qualquer pessoa na sua empresa em qualquer momento - certo? Se, do banco lhe pedirem para consultar o seu Plano de Acção, para analisar aquele pedido de financiamento, pode produzir uma cópia - ou não?...

Coloquemos os temas pela ordem certa. Se é empresário e não tem um plano de desenvolvimento do(s) seu(s) negócio(s), tem que começar por aí! Tem que ter um plano de acção escrito e actualizado. Deve divulgá-lo aos seus colaboradores e estar disponível para consulta por qualquer pessoa no negócio. Se assim não é, como pode esperar que os elementos da sua equipe alinhem os respectivos planos para apoiar o seu?

Ao elaborar um Plano de Acção, algumas regras fundamentais devem ser seguidas, destinando-se a assegurar que o planeamento irá resultar no mais importante - ACÇÃO! Um Plano focado faz na acção tem os objectivos na sua base e:

É específico em cada detalhe, para que todos os envolvidos entendam exactamente o que se pretende realizar.

É personalizado, atribuindo a cada pessoa - pelo nome – a sua missão e responsabilidade; não as atribuir a grupos mas sim claramente a pessoas da equipa, a alguém que possa ser responsável pela execução e conclusão do detalhe da acção.

É acionável, escrito com os tempos dos verbos no presente; o foco está em fazer algo, não apenas em fazer considerações, investigar, meditar, explorar ou discutir. Palavras como completo, revisão, mudança, transição, actualizar, adicionar, construir ou criar são as mais indicadas para que um Plano de Acção sugira que está já a ser executado.

É mensurável, com cada detalhe a ser medido, para determinar se foi realizado com sucesso. A medida pode ser uma quantidade, um período de tempo, uma altitude ou uma temperatura. Pode também ser um “Sim” ou um “Não”. Qualquer que seja a acção, o resultado deve ser susceptível de medição.

Descobri que ao passar os meus objetivos a um Plano de Acção, os resultados ficam mais certos. Passo a ter mais clareza, a minha equipa sabe o que se espera dela, o meu negócio melhora. Acredito neste conceito a ponto de que eu tenho o meu Plano exposto, numa folha A1 numa parede onde todos possam vê-lo todos os dias. É a recordação constante de que tudo o que fazemos deve ser feito com os objectivos no foco.

E no caso do seu negócio? Há um plano de acção que aproveite o potencial da sua equipa? Estão todos alinhados e ligados aos objetivos principais da sua empresa? Se não, comece com a pessoa mais importante em seu negócio - VOCÊ! Depois, compartilhe com a sua equipa e peça-lhes para criar os seus planos que apoiem o seu plano de acção.

Vai surpreender-se com o poder que decorre de escrever o seu plano de ação, pedindo a todos para participar e alinhando-os sobre os objectivos principais do negócio.

E por que não começar com o seu Plano para os próximos 90 dias? Um passo importante para a actividade de planeamento no seu negócio. Dezenas de empresários já o fizeram, pelo menos uma vez, com a minha ajuda. E passaram a planear a sua actividade.
Reserve a tarde de 4 de Outubro para o elaborar. No escritório da ActionCOACH em Lisboa, em Benfica. E contacte-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário