Sente alguns desafios exigentes nos seus negócios?

Eu posso ajudar. Como coach de negócios da ActionCOACH, com formação de base em economia e gestão e experiência profissional relevante, poderei ajudá-lo(a) a ultrapassar estes desafios. Contacte-me para agendar uma reunião de diagnóstico, que ofereço sem compromisso.



pedrocarrancho@actioncoach.com







terça-feira, 25 de setembro de 2012

“Conhece-te a ti próprio… e aos outros”


Os estudos realizados sobre o comportamento sugerem que as pessoas mais eficazes são aquelas que se conhecem a si próprias, tanto no que respeita aos seus pontos fortes, como aos seus pontos fracos. Por isso, estão mais aptas a desenvolver estratégias adequadas às exigências do seu meio envolvente.
Reconhecem as situações que as levarão ao sucesso, e isso torna mais fácil encontrar formas de alcançar objetivos que se encaixem no seu estilo de comportamento. Também compreendem as suas limitações e em que não são eficazes e isso ajuda-os a entender “onde não ir” ou “como não ser”. Aqueles que entendem as suas preferências comportamentais naturais são muito mais propensos a procurar as oportunidades certas, do modo certo, na hora certa, e obter os resultados que desejam. Podem ainda identificar ajustamentos que poderão realizar no seu estilo de comportamento para actuar com eficácia.

Na minha actividade de Coaching Empresarial, esta dimensão comportamental assume uma relevância preponderante, pois as estratégias de mudança exigem tácticas adequadas a cada situação que, por regra, envolvem pessoas - os empresários e as suas equipas. Como ActionCOACH utilizo o sistema DiSC para identificar as preferências comportamentais das pessoas com quem trabalho.
O sistema DiSC analisa o estilo de comportamento individual, isto é, a maneira de agir de cada pessoa e produz um relatório detalhado. Na generalidade dos casos, as pessoas que respondem ao questionário, com vista a uma análise DiSC, reconhecem-se completamente no respectivo relatório. Trata-se apenas de uma descrição de comportamentos. O relatório identifica áreas do comportamento nas quais algumas tendências são postas em evidência. Quando não há uma completa identificação com o relatório, aconselho que ele seja revelado a alguém que conheça bem a pessoa analisada. Normalmente, o veredicto desse “alguém” é peremptório: “tu és assim!”, referindo-se à pessoa analisada. O DiSC é uma ferramenta de avaliação com base no comportamento observável. Mede como uma pessoa age e se comporta em cada situação. Não mede a inteligência, os valores, as aptidões ou a experiência.

Frequentemente identifico, pela observação de comportamentos e pela linguagem utilizada, qual ou quais os perfis comportamentais preponderantes em cada um dos meus interlocutores. Esta é uma vertente do DiSC em que aconselho os meus clientes a investir… O estudo do sistema DiSC e a atenção ao comportamento dos seus interlocutores, para que os resultados dessa interacção sejam mais eficazes. A liderança de equipas ou interacções de venda são exemplos em que este investimento tem forte retorno.
Em concreto, o DiSC mede quatro dimensões do estilo comportamental de cada pessoa, que são:

·         Decisão (D) - preferência para a resolução de problemas e obtenção de resultados

·         Interacção (i) - preferência para interagir com os outros e revelar emoções

·         Estabilidade (S) - preferência para a manutenção de um ritmo estável, a persistência e a paciência

·         Conformidade (C) - preferência por procedimentos, normas e protocolos
Muitas vezes, apresentam-se estas 4 dimensões da seguinte forma:

A dimensão “D” tem características de extroversão, mas não busca a interacção humana. O perfil “i” exibe também um carácter extrovertido muito centrado nas pessoas. A dimensão “S” é mais reservada, mas também muito centrada nos relacionamentos pessoais. Por fim, a vertente “C” centra-se nas tarefas, de forma introvertida.

A maioria das pessoas têm uma combinação de todos os quatro traços, mas a forma como eles são distribuídos é o que cria singularidade.



Um olhar mais atento para os quatro componentes do seu estilo comportamental

Decisão

Interacção

Estabilidade

Conformidade

Problemas:

Pessoas:

Ritmo:

Procedimentos:

Como tem tendência

Como tende a

Como tende marcar

 A sua preferência por

a abordar problemas

 interagir com os outros e

o ritmo à

 protocolos claros /

e a tomar decisões

 partilhar opiniões

sua volta

 padrões

Alto D

Alto I

Alto S

Alto C

Exigente

Gregário

Paciente

Cauteloso

 Líder

 Persuasivo

 Previsível

 Perfeccionista

 Forte

 Inspirador

 Passivo

 Sistemático

 Ousado

 Entusiasta

 Complacente

 Cuidadoso

 Determinado

 Sociável

Calmo

 Analítico

 Competitivo

Confiante

 Consistente

 Ordenado

 Responsável

 Encantador

 Estável

Arrumado

 Inquisitivo

 Convincente

Extrovertido

 Equilibrado

 Conservador

 Introspectivo

 Inquieto

 Independente

 Suave

Factual

 Activo

 Rebelde

 Agradável

Distante

 Espontâneo

 Descuidado

 Discreto

 Indiferente

 Impetuoso

 Desafiador

Baixo D

Baixo I

Baixo S

Baixo C
Comparação entre estilos Natural e Adaptado

O Estilo Natural é como o indivíduo se comporta quando é mais natural. É o seu estilo básico que adopta quando está a ser autêntico e fiel a si próprio. É também o estilo a que volta quando o nível de stress ultrapassa o seu nível de tolerância. Ao voltar a este estilo, reduz o stress e a tensão, sendo reconfortante. Ao permanecer fiel a este estilo, vai maximizar o seu verdadeiro potencial de forma mais eficaz. Nem sempre é possível…
O Estilo Adaptado é como a pessoa se comporta quando sente que está a ser observada ou quando está consciente do seu comportamento. Este estilo é menos natural e menos autêntico para si ou para as suas verdadeiras tendências e preferências. Quando forçado a adoptar este estilo por muito tempo pode ficar stressado ​​e tornar-se menos eficaz. No entanto, a adopção de um estilo comportamental adaptado de forma controlada e tendo presentes os objectivos, pode revelar-se de grande relevância.

Os gráficos acima e ao lado correspondem aos estilos de comportamento de um indivíduo. Assinalável a diferença nos traços "D" e também, embora em menor escala "C". Um indivíduo cujo comportamento consciente é optimista e orientada para a interacção com os outros. No entanto, o seu perfil natural revela-o como muito focado nos seus objectivos de vida e relativamente mais orientado para tarefas.
A análise DiSC desperta grande interesse na generalidade dos profissionais, nomeadamente nos empresários.


Para realizar a sua análise, recebendo um Relatório preliminar responda a este breve questionário. Caso pretenda realizar uma análise completa, com Relatório DiSC oficial e interpretação e acompanhamento, contacte-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário