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segunda-feira, 23 de maio de 2011

Estratégias de Marketing alavancadas


A alavancagem busca a produtividade. E, nas actividades empresariais, também resulta de estratégias de marketing altamente alavancadas nos nossos negócios. Recordemos que, a alavancagem nos negócios consiste em “fazer o trabalho uma vez e beneficiar dele repetidamente”.


Vimos anteriormente a alavancagem através dos processos operacionais. Se já fez o “trabalho de casa” sugerido no post anterior, já sabe que o seu negócio se pode transformar numa “mina de ouro” simplesmente pela sistematização de muitos dos seus processos de rotina. Não requer soluções milagrosas, apenas a disciplina de documentar minimamente os processos de trabalho, tornando-os passíveis de repetição, treinar a equipa e exigir que todos sigam os procedimentos definidos. O resultado é um conjunto de processos de negócio com um nível de qualidade consistente para o cliente.

Mudemos o nosso foco para as estratégias de Marketing. E porquê? É que, se queremos ter mensagens consistentes e exposição pública regular para a nossa empresa, precisamos de tornar os nossos esforços de marketing replicáveis e auto-sustentáveis.

Vejamos uma situação muito comum: nas empresas, as respectivas equipas gastam muito do seu tempo em esforços de marketing e vendas, de modo a que conseguir novos clientes ou novos negócios. O resultado é, normalmente, o aumento das encomendas e, em breve, vão ter que se concentrar nas entregas correspondentes a essas encomendas. Deixam, então, o marketing e a promoção para segundo plano. Após algum tempo, os negócios começam a abrandar, e vão ter que voltar aos esforços de marketing. Novamente, se originam mais negócios, tornando-se urgentes as entregas. Mais uma vez, sem marketing consistente, os negócios desaceleram… e o ciclo repete-se.
Então, que há a fazer? Construir sistemas para os processos de marketing, alavancar o marketing!


É aconselhável ter várias estratégias para expandir a notoriedade do negócio, para gerar contactos. E estas estratégias de marketing devem estar sempre a funcionar, para eliminar a variabilidade e criar consistência nas mensagens.
Pensando em cada uma das estratégias de marketing, como poderiam funcionar de forma consistente sem que a equipa de trabalho gaste a maior parte do seu tempo nestas actividades? Chega escrever 4 ou 5 ideias para cada estratégia. E se o empresário ou gestor é a única pessoa que sabe como funciona cada estratégia particular, uma das suas acções deverá ser documentar os processos passo a passo. Por exemplo, pensemos em produzir um mailing ou um lote de folhetos para distribuição - como sistematizar para que as cartas ou emails sejam enviados regularmente e os folhetos sejam produzidos com a cadência pretendida?Em alguns casos, talvez seja preciso envolver outras pessoas da equipa ou entregar actividades específicas a alguém externo ao negócio (outsourcing).


As empresas que alavancam as actividades de Marketing mantêm um fluxo consistente de novos contactos a explorar e novos clientes. O seu fluxo de negócios é mais previsível do que naquelas que “abrem e fecham a torneira” do marketing à medida que o tempo e outros recursos o permitem.

Em resumo, escrevendo, tirando notas, o caminho para alavancar o marketing é: sistematizar, documentar, delegar.

Entre em contacto com Pedro Carrancho, treinador de negócios em www.actioncoach.com/pedrocarrancho ou em pedrocarrancho@actioncoach.com para mais informações sobre como obter uma sessão de aconselhamento gratuita para fazer o seu negócio crescer. Não deixe este contacto para mais tarde, faça já o contacto.

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