Sente alguns desafios exigentes nos seus negócios?

Eu posso ajudar. Como coach de negócios da ActionCOACH, com formação de base em economia e gestão e experiência profissional relevante, poderei ajudá-lo(a) a ultrapassar estes desafios. Contacte-me para agendar uma reunião de diagnóstico, que ofereço sem compromisso.



pedrocarrancho@actioncoach.com







terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Começou há pouco no mundo dos negócios?

Ao criar uma empresa nova, o empresário terá que enfrentar muitos obstáculos cuja origem pode ser externa (recessão, custos financeiros, mudanças nas políticas públicas, inflação, entrada de novos concorrentes, desactualização dos produtos, etc.), mas na maioria dos casos são de carácter interno: falhas de principiante.



É quase sempre mais fácil detectar os problemas a alguém fora da companhia que aos que nela trabalham diariamente. E habitualmente, no caso de novos empresários, enquadram-se numa das seguintes situações.

1) Erros de estratégia

- Má identificação do mercado alvo: não se focar no segmento de mercado apropriado, ou fazê-lo sem ter em conta a respectiva rentabilidade.
- Má gestão das relações com fornecedores e clientes: compreensão deficiente das situações de domínio da parte de fornecedores ou clientes mais importantes.
- Diversificar para uma área não relacionada com o negócio principal: muitas empresas investem os seus lucros em novas áreas de negócio que pouco ou nada têm a ver com a sua actividade inicial. E o desconhecimento das novas actividades leva, por vezes, a perdas importantes.
- Explorar “uma grande ideia” e não uma “oportunidade de negócio”: algumas levam ao desenvolvimento de produtos “brilhantes”… para os quais não encontram clientes.
- Projecto demasiado exigente do ponto de vista financeiro: empresas que investem muito dinheiro e outros recursos num projecto sem avaliar com certeza a sua rentabilidade.
- Falta de planos de contingência: os empresários que não se preocupam em ter respostas a perguntas como “E se o plano principal não resultar como esperamos” reagem com menor agilidade e segurança a crises do que aqueles que tenham previsto diferentes cenários.

2) Erros de Gestão

- Inexperiência e falta da preparação: os gestores devem actualizar os seus conhecimentos e capacidades de acordo com as exigências do crescimento das empresas.
- Poucos conhecimentos financeiros ou gestão dos aspectos financeiros como se se tratasse uma grande empresa: a gestão financeira de uma start up em crescimento vai além do mero registo contabilístico, e deve colocar especial ênfase na Tesouraria.
- Não prever a flutuação dos recursos humanos: se o contabilista fosse a única pessoa que conhecesse “os números” da empresa, que aconteceria se um dia decidisse sair? As possíveis entradas e as saídas de pessoas na empresa devem ser previstas e tratadas com método.



3) Erros de Planeamento Financeiro

- Endividamento excessivo em vez de capitais próprios: se a empresa se financia com fundos alheios em excesso em detrimento de recursos dos accionistas, as consequências de uma crise serão muito mais sérias.
- Falta de previsões financeiras: pela falta de tempo ou de conhecimento, o empresário não faz as previsões financeiras e os acontecimentos podem tornar-se surpresas desagradáveis.
- Deficiente sistema de informação de gestão: um mau controlo dos indicadores económico-financeiros tem como consequência a desorientação dos gestores.
- Má análise dos custos: faltam referências às empresas novas (próprias ou do sector) para avaliar se sua estrutura dos custos é eficiente; frequentemente, a diferença entre custos fixos e variáveis não é compreendida correctamente.

Se é novo nos negócios, com que instrumentos vai enfrentar este grande desafio?

Academia de Negócios de Lisboa, de Janeiro a Março, 7 sessões de coaching de grupo com sessão individual entre sessões de grupo. Contacte-me: pedrocarrancho@actioncoach.com

domingo, 26 de dezembro de 2010

Para enfrentar 2011 com confiança, crie as condições para o sucesso…



Fez os seus Planos, estabeleceu os seus objectivos para o trimestre e o ano que se avizinham e selou um compromisso consigo próprio(a) para avaliar o seu progresso semana após semana. Está em condições de começar o ano de modo produtivo e revigorante. Está a ganhar ritmo e sente-se bem com os seus Planos e a preparação que fez.

Agora, olhe bem em volta e pergunte a si próprio(a) se tem uma boa equipa de conselheiros para o(a) ajudar… Admita que não poderá ultrapassar todos os desafios e atingir sozinho(a) todos os seus objectivos. Deve garantir que tem apoios especializados em várias áreas de que vai precisar com regularidade ao longo do tempo.

Comecemos com o que é básico. Tem um bom TOC (Técnico Oficial de Contas), mais que um guarda-livros que registe os movimentos financeiros, um contabilista que conheça intimamente o seu negócio, os seus planos e os seus objectivos de longo prazo?

E o seu advogado? Tem uma relação estreita com um profissional de leis que possa guiá-lo através de muitas das decisões que irão apresentar-se recorrentemente nos negócios? Deve ser alguém tecnicamente sólido, determinado a defender a sua posição e preocupando-se o suficiente para entender os seus "porquês".

E você tem um Business Coach, um treinador para os seus negócios? Alguém que tanto o(a) ajudará a pensar nos desafios dos seus negócios e o(a) manterá responsável por fazer aquilo que sabe que precisa de fazer para ter um negócio de sucesso, mas que às vezes são evitadas, adiadas ou esquecidas. Honestamente, quem acha que o(a) vai responsabilizar pelas suas acções e decisões? Dificilmente será o seu cônjuge ou um associado. Se quiser mesmo alcançar os seus sonhos, então deve ter um Business Coach.

Vários outros serviços de outros profissionais são necessários – um banco comercial, um agente de seguros e um planeador financeiro, tanto para as decisões financeiras do negócio como para os benefícios da sua equipa (planos de poupança reforma, fundos de pensões, etc.). Se tem muito trabalho administrativo, contrate alguém para o(a) apoiar ou, melhor ainda, obtenha um assistente virtual.

Não cometa o erro de muitos empresários que pensam ser sobre-humanos e que podem tratar de todos os detalhes eles próprios. Alguns podem mas, quando o fazem, desviam a sua atenção dos mercados e dos clientes. É difícil dizer quantas oportunidades se perdem ou são desperdiçadas porque o empresário está tratar do processamento de salários ou de outras actividades que deveriam estar a ser executadas por outra pessoa. Não deixe que isto lhe aconteça!

Depois, se quiser que 2011 seja o seu melhor ano de sempre vá construindo uma equipa forte em torno de si. Mantenha o foco sobre a estratégia, as vendas, os clientes e a consistência da sua oferta (em que grau cumpre as expectativas dos clientes). Deixe as outras actividades para colaboradores qualificados.



Faça isto e verá que os seus negócios vão crescer mais rapidamente do que nunca. Se quer ter êxito, não esqueça estes passos!

Contacte Pedro Carrancho, Business Coach em www.actioncoach.com/pedrocarrancho ou por e-mail para pedrocarrancho@actioncoach.com para mais informações sobre programas de Coaching de Negócios.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Sobreviver ao Inverno económico

Prevê-se que enfrentemos em 2011 em Portugal uma das conjunturas económicas nacionais mais severas das últimas décadas. É importante compreender como funcionam os ciclos económicos. As recessões estão recheadas de oportunidades para quem estiver atento e preparado.



No Verão económico, armazenámos recursos (dinheiro e outros) para enfrentar tempos mais difíceis. Se tivéssemos gastado todos os nossos recursos no Verão económico, arriscaríamos a capacidade de sobrevivência das nossas empresas no Inverno. Se tivermos dinheiro de lado, quando chega o Inverno isso pode permitir-nos ir muito mais longe. Assim como o agricultor repara os seus instrumentos de trabalho e compra novas máquinas durante o Inverno, temos que aproveitar as oportunidades para contratar melhor pessoal, negociar melhores condições comerciais com fornecedores ou procurar garantir melhores custos de publicidade.

As nossas empresas chegaram até hoje apenas a cavalgar a boa onda económica, ou porque são empresas bem administradas? Uma coisa é certa no ciclo económico: a Primavera vem a seguir ao Inverno. E é na Primavera que se lançam novas sementes e se prepara o crescimento. Vamos concentrar-nos nas próximas semanas nas estratégias, tácticas e métodos que nos permitirão e às nossas empresas ficar aptos para aproveitar a recuperação económica.

1. Mentalidade. Se nos concentrarmos naquilo que é negativo, tudo o que vamos ver são os aspectos negativos. Procuremos o que for positivo – procuremos as oportunidades, elas existem.

2. Novos caminhos. Reavaliando onde está o negócio e para onde o queremos levar.

3. Planeamento. Quando há um plano podemos determinar o que precisamos de fazer e de aprender para atingir os nossos objectivos.

4. Vendas. Afinar os processos de vendas para que as nossas empresas fiquem em boa posição para conquistar novos negócios e captar negócios à concorrência.

5. Marketing. As regras do jogo no marketing estão a mudar num ritmo extraordinário. Há que pensar em diferenciação e em quem compõe o mercado alvo. Quais os resultados das acções de marketing realizadas? Testamos e medimos as estratégias que implementamos?

6. Tempo. Como usamos o nosso tempo? Quanto tempo trabalhamos NO negócio em vez de trabalharmos O negócio? Somos disciplinados e focados na gestão do nosso tempo para obtermos a máxima produtividade?

7. Equipa. Desenvolver uma equipa de alto desempenho, com elementos muito focados em atingir os objectivos definidos para o negócio.

8. Networking. Com o surgimento das redes sociais e meios de comunicação associados, que fazer para estar a par das últimas tendências e como é que as nossas empresas vão capturar novos grupos de clientes?

9. Sistemas. Garantir que as nossas empresas dispõem dos sistemas certos a funcionar para as fazerem crescer.

10. Sucesso. Planear e desenvolver uma cultura que reconheça e incentive o sucesso nos nossos negócios.

Plantar as sementes do crescimento e do sucesso agora para que possamos obter uma colheita mais generosa!

Participe num dos nossos programas já a partir Janeiro para ver o seu negócio voar no ano que se aproxima.

A Academia de Negócios é um programa de coaching que inclui 7 sessões quinzenais de grupo e acompanhamento individual na semana intercalar. Começa em meados de Janeiro, Inscreva-se pois os lugares são limitados a 12 participantes.



O Seminário "Plantar as sementes do crecimento e do sucesso", em 1 de Fevereiro, destina-se ao contacto com os sistemas da ActionCOACH de acompanhamento e apoio a empresários e negócios. Prometemos pelo menos 5 ideias para aplicar imediatamente na sua empresa.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O Arranque dos negócios para 2011

Vamos começar a tratar dos negócios para 2011!



O ano de 2010 está quase acabado. Em termos práticos, já acabou. O mês que falta, embora importantíssimo para os números de alguns negócios é irrelevante do ponto de vista da tomada de decisão, acção e consequente produção de resultados. Mas este Dezembro é um mês muito relevante para que o ano de 2011 arranque da melhor forma.


Um bom arranque pode resultar de um bom Plano para que o esforço resulte. Se não, o Plano vai ter que ser elaborado enquanto age, o que não é impossível, mas certamente mais difícil. De qualquer modo, pressupõe-se que estamos num negócio para ganhar o máximo no ano que se aproxima, com o esforço e a consistência necessários para alcançar o sucesso.

Numa primeira fase, não é tempo para pressas. Ninguém começa a corrida com um sprint. É uma corrida longa, com 52 semanas. Há que encontrar um ritmo, o ritmo certo para cada situação, estabelecendo decisões e acções consistentes.
Todos sabemos que, no final de cada ano, a nossa programação normal desaparece. Há duas situações muito comuns:

• Ou entramos num sprint diabólico, um último esforço para atingir objectivos, fechar últimos negócios e este esforço redobrado no final é necessário principalmente porque falhou a disciplina durante uma parte do ano, admitamo-lo;

• Ou então, achamos que podemos tirar algum tempo para descanso"merecido" e sair completamente de qualquer programação ou rotina; e pode ser mesmo necessário “recarregar baterias”.

Mas neste início de Dezembro ainda é o momento de trabalhar a sério para sermos recompensados no “longo” prazo, nas 52 semanas a partir de 1 de Janeiro! Comecemos por elaborar planos e objectivos para os próximos 12 meses, mas podemos detalhá-los trimestral, mensal e semanalmente.

Quais são os seus objectivos diários e semanais? Quais são as suas expectativas para a sua equipa de trabalho numa base diária? Cada etapa é uma longa semana. Tem objectivos semanais? Como poderá saber se estará a iniciar o ano com força? Quais são os indicadores de sucesso conhecidos, percebidos e medidos pela sua equipa?
Esta fase, antecipa o início do ano que se aproxima e permite verificar opções em aberto e contingências.



A ActionCOACH organiza, como todos os finais de trimestre, o GrowthCLUB – Plano a 90 dias/Planear para Acontecer no próximo dia 16 de Dezembro.

O que é?

Trata-se de um Workshop de 1 dia, entre as 9 h e as 17h, de trabalho intensivo na elaboração do seu plano para os próximos 90 dias. Quem falha em planear (não planeia), planeia de facto falhar.

Qual a metodologia que seguiremos?

Actuaremos como se fosse um membro da nossa equipa. No final de cada trimestre, qualquer equipa vencedora tem que avaliar a estratégia e repensar o trimestre seguinte. Encare o GrowthCLUB como a nossa convenção trimestral de equipa – queremos que saia do evento com foco, controlo e um precioso plano a que possa recorrer no trimestre que se aproxima.

Começará por traçar a sua visão para um horizonte temporal mais longínquo, assim como os seus objectivos a 10, 5 e 3 anos. O ano que se aproxima será tratado com maior detalhe, mas será o próximo trimestre

Neste workshop obterá:

1. Aprendizagens, treino e ferramentas para conduzir o seu negócio e a sua vida com confiança, clareza e poder. Dar-lhe-emos as ferramentas necessárias para se focar, produzir um plano e avançar.

2. Estratégias comprovadas de aumento dos lucros que funcionarão como uma vantagem face à concorrência.

3. Um plano vencedor, construído para lhe proporcionar 90 dias de sucesso, na senda de objectivos a prazos mais longos. Ganhará a confiança de quem sabe para onde vai, com a ajuda de um plano passo-a-passo.

Onde

O GrowthCLUB – Plano a 90 dias terá lugar no Hotel Sana Metropolitan em Lisboa

Quem deve participar?

Este workshop foi desenhado para:

- Empresários em nome individual
- Gestores de micro e pequenas empresas
- Jovens Empresários

Aprenda a focar a sua atenção em práticas consistentes dinamizadoras de Acção!

Participe neste evento!

Entre em contacto com Pedro Carrancho, Business Coach, através de www.actioncoach.com/pedrocarrancho ou por e-mail para pedrocarrancho@actioncoach.com para obter mais informações sobre programas de coaching para a sua empresa.